O primeiro executivo municipal de Braga eleito em democracia

Portugal prossegue a sequência de celebração de cinquentenários da sua História recente em democracia.

Depois do 25 de Abril 1974, seguiu-se o 25 de Abril de 1975, no qual se realizaram as primeiras eleições livres para a Assembleia Constituinte.

A 25 de Novembro próximo, celebrar-se-á os 50 anos da neutralização da intentona militar de extrema-esquerda, que permitiu a estabilidade política e democrática, e, no próximo ano, a 12 de Dezembro, passarão 50 anos sobre a realização das primeiras eleições autárquicas.

Desse acto eleitoral, resultou a primeira vitória do PS e de Mesquita Machado em Braga , mas por uma margem muito curta em relação ao CDS e mesmo ao PSD, com muitas semelhanças em relação ao que sucedeu nas eleições autárquicas mais recentes, com a Coligação Juntos Por Braga, a Coligação Somos Braga e o Movimento Independente Amar e Servir Braga.

No dia 3 de Janeiro de 1977, e liderada pelo Governador Civil do Distrito de Braga de então, realizou-se a cerimónia de instalação da CM Braga, tendo a primeira reunião do executivo sido efectuada apenas quatro dias volvidos.

O ponto principal da ordem de trabalhos, prendia-se com a distribuição dos pelouros, e, apesar da lei em vigor, reservar a faculdade de distribuição dos pelouros ao Presidente eleito, Mesquita Machado preferiu que os vereadores eleitos pelas diferentes forças políticas, pudessem escolher os respectivos pelouros.

Como curiosidade, um vereador do CDS, que havia sido o segundo partido com mais votos obtidos, foi votado pelo restante executivo como o substituto do Presidente da CM Braga, aquando da ausência deste.

Assim, os pelouros foram distribuídos pela totalidade dos vereadores eleitos, nove, e da seguinte forma:

  • Francisco Mesquita Machado (PS) – Presidência, Secretaria, Tesouraria e Obras Públicas;
  • António Pereira Martins (PS) – Abastecimento (Mercados e Feiras);
  • Jerónimo Machado Morais de Sousa Louro (PS) – Incêndios e Limpezas nas Vias Públicas;
  • António Mendes de Carvalho (CDS) – Substituto do Presidente, Assistência e Trânsito;
  • Alfredo Francisco Gomes Martins (CDS) – Zona Rural;
  • Daniel Banha Mendes (CDS) – Aeródromo, Jardins e Turismo;
  • António Pedro Gomes Moreira (PSD) – Cemitério, Desportos, Higiene e Salubridade Pública;
  • Fortunato Ferreira de Oliveira (PSD) – Pessoal, Cultura e Instrução;
  • Manuel de Matos Fonseca (FEPU/CDU) – Zona Urbana.

Regressando à actualidade, hoje, às 17:00, realizar-se-á a primeira reunião do novo executivo municipal, aberta ao público, sem que ainda se conheça a distribuição dos pelouros, apesar do Vice-Presidente já ter sido designado, mas com uma extensa lista com 76 pontos na ordem de trabalhos, e em que os cidadãos presentes e devidamente inscritos, poderão intervir no final.

Que este mandato seja marcado pela maior elevação dos representantes da “Insignae et Fidelis Antiqva Bracara“.

Scroll to Top